No primeiro dia da nosssa oficina, contamos com a participação de cinco oficinandos (posteriormente recebemos três e perdemos um participante).
Como haviamos planejado, conduzimos a apresentação de todos os participantes da oficina para "quebrar o gelo". Depois de todos estarem relativamente apresentados, prosseguimos para a dinâmica dos objetos. Cada um deveria explicar um pouco sobre o objeto que trouxe: qual razão desse objeto ser importante? Que memórias ele "guarda"?
Essa dinâmica não passa de uma boa demonstração de como os objetos podem significar muito mais do que aparentam, pois podem "guardar" memórias e significados. Na verdade, evidentemente, não é o objeto que guarda. O indivíduo que, interagindo com o objeto, é capaz de atribuir-lhe significados (patrimônio intangível).
Apesar de não termos explicado às crianças, com todos esses detalhes, a relação do patrimônio intangível, acredito que esse exercício, juntamente com as discussões que serão realizadas posteriormente, deu uma boa introdução para o entendimento desse importantíssimo conceito.
Após o término da dinâmica, realizamos o intervalo e lanche.
Terminado o intervalo, resolvemos de súbito (Não haviamos planejado isso, mas estavamos com tempo de sobra) levar os oficinandos para um passeio na trilha. Um dos alunos já a conhecia bem e, então, contou-nos algumas histórias de suas andanças por lá.
Depois, visitamos o acervo do museu, onde tivemos grande ajuda da Cláudia para resumir toda a genealogia da família Remião entre outras coisas. Contamos ainda algumas histórias (ou seriam estórias?) sobre aparições de assombração na sala da exposição do acervo (antigo Armazém Vencedor), deixando as crianças meio inquietas, mas, pelo menos, no clima do museu...
A oficina havia chegado ao fim. Então, fizemos algumas combinações pontuais para a semana seguinte. Solicitamos que pesquisassem com os pais, vizinhos, conhecidos, sobre um time de futebol que existia na Lomba do Pinheiro alguns anos atrás. Portanto, estavamos preparando os oficinandos para uma conversa com Seu Vado (Jogador do Pinheirense F.C) na semana seguinte.
postado por Rafael Papageorgiou
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário