"Da Imagem às Letras"

Com o objetivo de trabalhar fotografia e produção textual, a oficina "Da Imagem às Letras", que acontece aos sábados, iniciou no dia 22 de agosto, sendo que já estamos caminhando rumo ao quarto encontro. A seguir farei uma breve descrição dessas três oficinas, que tem por subtítulo a nossa proposta de atuação "História, Memória e Patrimônio entre fotos e palavras".



Oficina 1- 22/08/09

Nesta primeira oficina (foto ao lado) começamos a trabalhar questões como "identidade", nos apresentando uns aos outros, e contando um pouco das nossas trajetórias. Para tanto, iniciamos com o uso de crachás, pois somos indivíduos diferentes e diferenciados, com a carga de subjetivismo que nos é próprio; e, por isso, nos identificarmos quanto aos nomes se torna essencial.
Oficinandos: Joice, Miriam, David, Jonatha, Taygo, Débora, Milena, Joel, Laís (veio na segunda oficina), Marlon (presente na primeira oficina somente).


Para iniciarmos as oficinas, levando em consideração o que tomamos como "problema principal", trabalhamos localização geográfica, pois é preciso saber onde estamos para modificarmos. Levando mapas do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Porto Alegre, e com imagens de museus dessas várias partes do globo, os oficinandos tinham que procurar o local em que se encontravam, sendo que, cada imagem de museu possuía uma dica (outra imagem) de referência do local. Partindo de um âmbito mais global (Europa, Ásia, Oceania, África, América), chegamos ao local (Brasil, Rio Grande do Sul e Porto Alegre), para então nos voltarmos para a Lomba do Pinheiro. Por fim, com uma espécie de maquete que os próprios oficinandos montavam, fizemos uma reflexão sobre a urbanização da Lomba; um "antes e depois" em relação ao espaço rural que se transformou em urbano.
Como último momento deste primeiro encontro, fomos a trilha que fica atrás do prédio do Museu, levantando mais algumas questões relacionadas a essa História "geográfica" do bairro Lomba do Pinheiro.



Oficia 2- 29/08/09


Nosso segundo encontro...

Marcadas ainda pela timidez dos oficinados na primeira oficina, resolvemos fazer uma dinâmica inicial, para descontrair o ambiente e trabalhar um pouco da questão "eu e outro", com relação a criatividade de pensar um movimento a partir de outro do colega.

Após, iniciamos a oficina, esta voltada para a questão de conceitos relacionados diretamente ao espaço que nos encontramos.

Com uma folha dividida em quatro partes, os oficinandos tinham que desenhar a imagem do conceito das seguintes palavras: memória, História, patrimônio e Museu.

Após os desenhos, conversamos sobre os mesmos, debatendo sobre a significação dessas quatro palavras.



3 desenhos dos 9 oficinados que estavam presentes.


Oficina 3- 05/09/09

No terceiro encontro...

Iniciamos com uma dinâmica interativa para a memorização dos nomes, a fim de deixarmos os crachás de lado, nos conhecermos um pouquinho mais, obviamente, e para que a timidez não reinasse mais em nossos encontros tão soberanamente.

Em seguida, iniciamos a oficina com um breve parecer sobre a História da Lomba, com o intuito de fazer com que os oficinandos conheçam o histórico do local em que vivem, seguido de uma visita guiada, pela oficineira Camila, ao acervo do Museu.

Por fim, fizemos nossa primeira saída de campo para a tiragem das primeiras fotos dos oficineiros. Nessa saída, os oficineiros escolheriam, livre e individualmente, o objeto a ser fotografado e fariam uma breve descrição, por escrito, do mesmo.

Oficina 4- 12/09/09

O nosso quarto encontro, reservamos para abordamos o tema da 3ª Primavera dos Museus: "Os Direitos Humanos", iniciando com a mostra de um DVD com algumas fotos dos fotógrafos Sebastião Salgado e Ricardo Rangel. A partir delas, foram feitas as escritas pelos oficinandos a cerca do que cada um entendia e analisava nas fotos dos referidos fotógrafos sobre os Direitos Humanos.

Após, fizemos a leitura dos textos (cada um leu o seu para o grande grupo) e uma pequena discussão em torno do assunto abordado.

Para finalizar o encontro, passamos o filme "Quanto vale ou é por quilo?", que não foi possível finalizar neste dia.

Oficina 5- 19/09/09


No início, passamos o final do filme "Quanto vale ou é por quilo?", iniciado no encontro anterior. Em seguida, fizemos uma pequena discussão sobre o filme e os Direitos Humanos.

Após a atividade fílmica, fizemos uma saída de campo para a tiragem das fotos para a exposição da 3ª Primavera dos Museus, com a temática dos Direitos Humanos. Cada oficinando deveria tirar uma foto sobre o que eles entendiam sobre D.H. ou a falta deles.

Dia 26/09/09: Exposição das fotos sobre os Direitos Humanos na 3ª Primavera dos Museus. (Não houve oficina...)

Oficina 6- 03/10/09

No sexto encontro...
Abordamos, brevemente, pontos sobre a História da Fotografia ; na sequência, para introduzirmos a discussão sobre Memória, passamos um vídeo com o Curta Metragem: "Dona Cristina perde a memória", seguido de uma discussão sobre o que cada um entendia sobre Memória, a foto como um suporte de memória, etc.

Oficina 7- 10/10/09

No entardecer deste dia...
Retomamos o objetivo da oficina (um dos objetivos), que era o de trabalhar com as diferentes linguagens, a saber: a escrita, a oral e a fotográfica.

No momento subsequente, as oficineiras fizeram a leitura da poesia "Autorretrato" de Pablo Neruda e o "Autorretrato" da oficineira Adriane Anger para introduzir a criação dos "autorretratos" dos oficinandos, a fim de os utilizarmos para a a exposição de fechamento da oficina, intitulada: "Identidade e Identificação".

Oficina 8- 17/10/09

Fizemos a última saída de campo para a tiragem das fotos para o fechamento da oficina com a exposição "Identidade e Identificação", seguida de uma revisão dos "autorretratos" para a mesma exposição.

Oficina 9- 24/10/09

No derradeiro dia...

Fizemos uma confraternização, com comes e bebes, entre oficineiras e oficinandos...

Por Adriane Anger e Camila Petró

Nenhum comentário:

Postar um comentário