Começamos a reunião com o relato dos colegas Rafael e Adriane sobre a visita ao Museu e a oficina que participaram na escola Afonso Guerreiro Lima. O colega Willian fez também um relato sobre a oficina e trouxe a idéia de trabalhar-mos com pneus visando a educação ambiental, comentou sobre um vídeo muito interessante para assistir-mos: A História das Coisas. A colega Marta nos trouxe a idéia de apresentar-mos para os alunos as lendas e histórias interessantes sobre o território da Lomba, também abordou para o grupo que colocássemos uma caixa para recolher-mos pilhas descartáveis.
A profa. Zita falou para que cada componente do grupo possa trabalhar com uma temática, ecologia e patrimônio do Museu - interpelar-mos os estudantes, fazer com que os alunos participem das temáticas, fazendo perguntas, colaborando com idéias, fazendo com que eles se apropriem do ambiênte onde moram, deixar que contem suas histórias de vida, "interoga-los" visando com que participem mais ativamente das oficinas. Foi colocado pela profa. que iremos trabalhar com duas turmas distintas, crianças e adolescentes, fazendo uma didática metodológica diferente para cada grupo. - fazer um roteiro sobre qual é o nosso problema central, para que possamos gerar objetivos específicos (conforme a especificidades dos bolsistas), para dai pensar-mos as estratégias e metas para nosso trabalho no museu. Também surgiu a idéia de fazer um espaço parecido com o Centro de Vivência o CV do vale, fazendo com que os alunos se sintam a vontade e tenham interesse de participarem das atividades que serão desenvolvidas por nós.
Trabalhamos sobre o texto da Sandra Pinheiro sobre: Educação em Museus: Produto ou Processo? - Também foi colocado pela profa. que agendassemos uma visita programada no Museu Iberê Camargo.
No final do encontro assistimos um vídeo muito interessante sobre o Museu da Maré.
Paulo Brizolla
Nenhum comentário:
Postar um comentário